sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Projeto CONPAR


 A Escola Municipal Professora Egipciana Swain Paraná Carrano conseguiu realizar o sonho de seus alunos com uma grandiosa festa em homenagem ao “Dia das Crianças” realizada no dia 29/09/2011.
Através da Empresa CONPAR, uma associação de três grandes empresas, em um gesto de grande generosidade, seus funcionários presentearam cada aluno, oportunizando também que nossa Escola se transformasse em um grande Parque de Diversões com brinquedos infláveis gigantes, bem como um lanche muito especial, colocando em cada rostinho o seu mais lindo sorriso.
Os alunos dos dois turnos homenagearam a Equipe que representou a CONPAR na Escola, na pessoa da Senhora Iolanda, Shirley e do Guilherme que coordenaram este maravilhoso projeto.
Nossos agradecimentos a todos.

Projeto Turismo Urbano e Rural.


 Este projeto é desenvolvido pelo departamento de Cultura e Turismo de Araucária, com alunos de 4º anos do Ensino Fundamental.
O referido projeto tem por objetivo divulgar a Historia e Cultura dos Imigrantes Poloneses que aqui chegaram. Durante as visitas tanto na região Urbana como na Rural tivemos a companhia de André Marques, que com muito conhecimento e competência explicou aos alunos os detalhes históricos de cada lugar visitado.
O 4º ano “A” da Professora Roseli Moteleski com seus 23 alunos e o 4º ano B da Professora Marie Hellen Talamini com seus 28 alunos confirmaram nestas visitas todos os conteúdo já trabalhados em aula.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Semana do Trânsito


 Na Escola Egipciana esta “semana”, foi muito vivenciada por todos os alunos.
A Professora Sueli Kioteka coordenou o Projeto, oportunizando a todos o exercício prático de um motorista consciente e responsável, dirigindo seu carro em um via pública.
A professora contou com a colaboração dos alunos do PISMUT que foram os guardas de trânsito que orientavam, de modo seguro, os alunos “motoristas” que “dirigiam” com muita responsabilidade, observando cada placa de sinalização.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto “Pipas ao Ar”


 A escola Egipciana Swain Paraná Carrano, dando continuidade as atividades de seu calendário anual, realizou no dia 02/09/2011 o projeto denominado “Pipas ao Ar”
Os Alunos iniciam as atividades do projeto, pesquisando sobre o brinquedo “Pipa”, que segundo a história, as pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que foram utilizadas como sinalizadores para a transmissão de mensagens à distancia entre destacamentos militares.
Hoje, a pipa mantem a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas, recebendo diferentes denominações.
No brasil, conforme a região ou em determinados estados recebem diferentes nomes. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina é chamada de cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga. Já nos estados do Acre e Amazonas, arraia ou pepeta. Nos subúrbios do Rio de Janeiro, pipas ou arraias.
Este ano o projeto em nossa Escola teve o patrocínio do Empresario Sr. Hailton Gerente Comercial do Mercado Econômico que colocando-se como “Amigo da Escola” presenteou os alunos com 350 (trezentos e cinquenta) pipas.
A atividade teve inicio com a personalização de cada pipa onde o aluno ornamenta, coloca rabiola faz a cruzeta e finaliza com o fio que, segundo eles, precisa ter muitos metros para que possam participar do concurso que classifica: o 1º lugar para a que vai mais alto no espaço; o 2º, para a que fica mais tempo no ar e o 3º, para a melhor decorada.
O fato importante do projeto este ano foi a participação dos pais e mães que auxiliaram no momento da pipa ir ao ar e vibraram junto com seus filhos quando os mesmos conseguiram fazer a pipa se elevar até o infinito!!!
Foi uma experiência linda!
A conclusão do projeto se dá com a produção de textos onde cada aluno escreverá como foi a experiência, a emoção de ver sua pipa no ar.
Estes textos serão organizados em painéis para exposição na Escola.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Uma Noite na Morada dos Livros


Uma noite na Morada dos livros

A Escola Egipciana, dando continuidade ao planejamento das atividades do 2º semestre/2011, realizou na noite de 12/08/11 para 13/08/11, o evento que já faz parte de seu calendário anual desde 2010 que se chama: “Uma Noite na Morada dos Livros” e que é realizado sempre com as turmas que deixarão a Escola no final do ano: este ano foram duas turmas de 5º anos das professoras Eliane Ribas e Sueli Kioteka.
O evento é o exercício de contação de historia que teve a participação do Grupo de Contação de Historias de Araucária, representado por Simone, Jaqueline e Nicolas.
Tambem Contamos com a participação das Professoras Edileusa de Souza Roza, Jaqueline Pereira dos Santos e sua filhinha de 4 anos Isabelly Maria Pereira dos Santos.
Ainda tivemos as participações especiais das professoras Teresinha do Carmo Gavioli da Silva e de sua filha e Profª Marie Hellen Talamini da Silva, dos ex alunos: Mario Lustrosa e sua irmã Patricia Lustrosa e Thais Moreira, com seus violinos.
O senhor Nicolau Wesçoski e sua filha Talita do 5º A também alegraram a todos com sua sanfona, quanto executou e cantaram juntos canções infantis e do folclore da região.
Os alunos das duas turmas, com a autorização dos seus pais, pernoitaram na Escola o que oportunizou a todos muita alegria e brincadeiras em seus alojamentos, sempre sobre o olhar atento da Diretora Teresinha, das Pedagogas: Beatriz, Janis Helen e Marinês, de suas Profª Eliane e Sueli e de pais e mães que também pernoitaram juntos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

“Aulão de Dança”


A Escola Profª Egipciana, antecipando a comemoração do dia dos Pais, oportunizou um “ Aulão de Dança” dia 05/08 a partir das 16 horas para que os Pais e Filhos pudessem brincar juntos.
Contamos com a preciosa colaboração das Universitárias do curso de Educação Física da UFPR: Evelin, Aline e Gloria que com muito entusiasmo brincaram criando coreografias que legraram a todos.
Muitos pais participaram e puderam trazer a seus filhos “o melhor presente” que foi a sua companhia.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Turma de Valor


A Escola Egipciana Swain Parana Carrano, com muito orgulho recebeu, no dia 27/07/11, profissionais da Secretaria de Educação (SMED): a Sra. Maria José Basso de Paula Lima Dietrich Secretária de Educação; Sra. Criceli S Wolski Diretora Geral da SMED; Sra. Arlete Lopes Diretora do Ensino Fundamental, Sr. João Geraldo Eudziak, Diretor Presidente da CODAR; representante da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como autoridades responsáveis pela idealização do Projeto Turma de Valor, Sr. Celso.
O referido Projeto trabalha oito dos principais Valores Universais: honestidade, respeito, determinação, responsabilidade, amizade, educação, organização e autoconfiança.
Hoje sabemos que a educação empreendedora é de fundamental importância para o desenvolvimento humano, social e econômico em qualquer pais.
Em Araucária, sob o olhar cuidadoso do nosso Prefeito Albanos José (Zezé), que não mede esforços para investir na formação de nossos alunos, recebemos esta oportunidade de trabalharmos com nossos alunos valores que contribuirão para transforma-los em verdadeiros cidadãos.
Os professoras Eliane Ribas e Sueli Kioteka foram as grandes responsáveis pela execução deste Projeto, tendo como apoio, o Auxiliar de Tecnologia Educacional Edson Zepechouka.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festa Junina


Dia 30/06/2011, 5ª feira, os alunos da Escola Egipciana fecharam o primeiro semestre com muita animação. Organizado pelas professoras de cada serie, apresentaram as tradicionais Festas Juninas com a alegra “quadrilha” e o tradicional “ Casamento Caipira”.
Apesar da chuvarada toda, que inundou algumas salas na Escola, não tirou o brilho da festa que foi maravilhosa. Muitos pais compareceram para ver de pertinho a apresentação de seus filhos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia do desafio

Dia 25 de maio de 2011 às 14:00 os alunos e professores da Escola
Municipal Egipciana e da Casa da Criança se reuniram no pátio da Escola
para realização do dia do desafio,ou seja 15 minutos de exercícios físicos.
O professor Diego da Casa da Criança  juntamente com a professora Andreia
coordenou os exercícios.  Foram realizadas  ginásticas de aquecimento e
exercícios coreografados muito alegres e de fácil realização. As crianças
e professores se divertiram bastante, pois se trata de algo diferente.
Atividade física é vida.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Escola Egipciana comemora seus 18 anos com linda festa e abraço na Escola.

Edileusa de Souza.
Dia 05 de maio Professores, Funcionários e alunos da Escola Egipciana se
reuniram no pátio coberto para comemorar os dezoito anos da Escola
Egipciana.
As comemorações iniciaram com a chegada da Fada Dilinha e alunos de
algumas turmas contaram a linda história: “Romeu e Julieta” da escritora
Ruth Rocha. Retrata a história de Duas borboletinhas que viviam em
canteiros separados, não podiam se misturar, se perdem na floresta, seus
pais sofrem muito, por fim são encontrados e a partir deste dia, ficou
decretado no reino, que as borboletas e flores poderiam se misturar. A
contação da história foi encerrada com a música “semeador de Sonhos” de
João Belo e Susi Monserrat. Ressaltando a importância em sermos Semeadores
de sonhos. Falando em sonhos, a nossa Diretora Terezinha, depois de todos
cantarem os hinos: Nacional e da Escola, mostrou o livro dos Sonhos para a
Escola Egipciana, o qual contém todos os sonhos escritos pelos alunos das
turmas de Primeiro a Quinto ano e também da EJA. Um representante de cada
turma, apresentou um de seus sonhos descritos no livro. Nossa diretora
ressaltou a importância de acreditarmos nos sonhos e lutarmos por eles,
pensando nas melhorias para a Escola. Dando continuidade às comemorações
todos os alunos e funcionários, fizeram uma grande roda em torno da Escola
abraçando-a, rezando a oração do Pai-Nosso e cantaram Parabéns. Este abraço
foi muito significativo, os alunos gostaram muito. Parabéns Escola
Egipciana. Parabéns Diretora Terezinha e toda Equipe Pedagógica, que
trabalham com carinho e dedicação à Escola.

Com a Escola Egipciana, temos um laço
Comemoramos com um grande abraço
Nossos sonhos estão num livrinho
Quantos anos ela tem? Respondam rapidinho.

Romeu e Julieta não podiam se misturar
Escondidos, com Ventinho, foram passear
Quem escreveu esta bela história
Para muito nos alegrar?

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pêssanka

Os alunos da Turma da EJA do período da Tarde, durante a semana que
antecedeu a páscoa, realizaram lindos trabalhos, pintando pêssankas,
releembrando a cultura ucraniana. Após selecionarem cascas de ovos de
galinha, colocaram gesso dentro, pensaram na pessoa que iriam presentear,
desenharam o desenho apropriado, e após pintaram os ovos.


Simbolismos
A palavra ucraniana Pêssanka, ou Pyssanka em ucraniano transliterado, é
originada do verbo Pessaty, que significa escrever. A arte de colorir os
ovos, ficou assim denominada pelo fato das pessoas desejarem expressar algo
através dos desenhos, das formas e das cores utilizadas.
A produção de pêssankas tradicionalmente é realizada na última semana da
quaresma, final do rigoroso inverno Ucraniano, quando o povo se prepara
para a chegada da Páscoa e também da primavera.
A pessoa que prepara uma pêssanka deve sempre estar sintonizada com aquilo
que deseja exprimir em seu trabalho. Vai colocar sempre bons sentimentos em
seus desenhos, buscando a harmonia de formas e cores, para que se mantenha
a tradição desta arte.
O ovo por si, já é um símbolo, pois abriga a vida, e os desenhos que nele
são impressos pelas mãos habilidosas dos artistas, vão agregar uma série de
valores ao que era uma simples peça do cotidiano. Esses valores agregados,
podem ser considerados por vários focos: histórico, cultural, religioso,
místico, artístico, entre tantos outros.
Entre os símbolos normalmente utilizados, temos como exemplo:
- Figuras de animais: simbolizam riqueza e saúde;
- Figuras de aves: fertilidade;
- Peixes: cristianismo;
- Flores: amor, felicidade, caridade;
- Galhos de plantas que não morrem na geada: significam juventude eterna;
- Espigas de trigo: fartura, boa colheita;
- Desenhos de "rastelo" e "escada": casamento;
- Triângulos: Santíssima Trindade;
- Estrela e Sol: símbolo de longa vida;
- Diversas formas de cruz: imortalidade;
- Ondas e traços contínuos: eternidade e proteção;
- Girassol: riqueza, prosperidade;



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Atividade do dia 20 de abril

 Ruth Rocha encanta os alunos da Escola Egipciana com a
história: "Pedrinho Pintor"
No dia 20 de abril,para fazer parte das comemorações da Páscoa, após
realização do sorteio das cestas de Páscoa, as professoras Edileusa e
Marilete fantasiadas de: coelha e coelho, fizeram contação de História para
as crianças. As crianças se encantaram com a história, pois Pedrinho não
foi contratado para trabalhar na fábrica de ovos de páscoa, só porque usava
calças roxas. Ele era ótimo pintor.Mas no final tudo acabou bem, foi
contratdo e pintou ovos maravilhosos. A coelha Lilica representada pela
professora Edileusa e o coelho Pedrinho representado pela professora
Marilete divertiram muito as crianças. No final da história, as Pêssankas
pintadas pelos alunos da Eja fizeram parte da história. RJuth Rocha com sua
linguagem alegre, simples e descontraída encanta com seus livros.
Leiam esta história, vocês irão se encantar.




segunda-feira, 14 de março de 2011

Aniversariantes



JANEIRO
Roseli Nova Geração – 09/01
Micheli 3º A – 30/01

MARÇO
Ana Paula 2º B – 02/03
Tania Jeuta Nova Geração – 04/03
Marie Hellen 4º B – 06/03
Roseli 4º A – 16/03
Veranínia 5º B – 17/03
Iolanda 1º A – 22/03
Patrícia Multifuncional (tarde)– 29/03

ABRIL
Sebastiana Nova Geração – 06/04
Andréia RMD(Ed.Fís) – 09/04
Lilian Multifuncional(manhã) – 11/04
Aline 1º C – 30/04

Dia internacional da mulher



História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram queimadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar, mas discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
 
Conquistas das Mulheres Brasileiras 
O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistaram o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. Mulheres já haviam sido eleitas presidente em outros países
Na América Latina:
Costa Rica - Laura Chinchilla Miranda foi eleita presidente da Costa Rica em maio de 2010.
Argentina – A primeira mulher sulamenricana a ser eleita presidente foi a argentina Maria Estella Martínez de Perón, conhecida como Isabelita Perón, e agora por Cristina Kirchner assumiu o cargo em dezembro de 2007 .
Chile – Michelle Bachelet Jeria foi a primeira mulher eleita presidente do Chile, cargo que ocupou entre 2006 e 2010.
Panamá - Mireya Moscoso Rodrígez atuou como presidente do Panamá, entre 1999 e 2004.
Bolívia - Lidia Gueiler Tejada foi a segunda sulamericana a assumir uma presidência. Lidia foi a presidente interina da Bolívia entre 1979 e 1980.
Haiti - O Senado do Haiti aprovou o nome de Michèle Pierre-Louis como presidente do país em setembro de 2008.
Domínica – Dame M. Eugenia Charles atuou como primeira-ministra do pequeno país da Domínica de 1980 a 1995.
As Pioneiras:
Tuva – Khertek Anchimaa-Toka foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidência de um país. Ela assumiu o governo de Tuva, país que hoje faz parte da Rússia, em 1940 e ficou no cargo até 1944.
China - Song Qingling (Sung Ch’ing-ling) foi casada com o fundador da República Chinesa, Doutor Sun Yat-sem, em 1914. Após a morte de seu marido, em 1925, ela foi designada como presidente honorária da República Popular da China, como uma das vice-presidentes entre e 1968 e 1974.
Mongólia - Sühbaataryn Yanjmaa atuou como líder da Mongólia entre setembro de 1953 e julho de 1954. Ela era a viúva de Damdiny Sühbaatar, considerado líder nacional mongol.
As mulheres que se tornaram símbolos:
Benazir Bhutto - Foi a primeira mulher a comandar um Estado islâmico. Ela se exilou por 10 anos no Reino Unido e Emirados Árabes e voltou ao Paquistão em 2007, para concorrer à presidência, mas foi morta em um atentado suicida em dezembro daquele ano.
Golda Meïr - Atuou como primeira ministra de Israel entre 1969 e 1974. Ela era considerada como a dama de ferro da política israelense. Sua rígida política nacionalista foi marcada pela frase: “Não existem palestinos”.
Margaret Thatcher – Ela ficou conhecida por governar o Reino Unido com “mão de ferro”, após o Partido Conservador conseguir maioria no congresso em 1979. Ela ficou no cargo até 1990.
Indira Gandhi – Indira, a primeira mulher a comandar a Índia, entre 1966 a 1977 e entre 1980 e 1984, não tinha nenhum parentesco com Mahatma Gandhi. Em 1975 foi acusada de fraude eleitoral, decretou estado de emergência e passou a governar com poderes semelhantes ao de uma ditadura. Em 1984 ela foi morta por dois guardas pessoais.
Johanna Sigurdardottir - Ela assumiu o governo da Islândia em 2009 como a primeira mulher declaradamente homossexual a ocupar o cargo de primeira-ministra no mundo.
Países com tradição de mulheres no poder
Suíça - É um dos países que mais elegem presidentes mulheres no mundo. Em Janeiro de 2010, Doris Leuthard foi eleita para presidente da Confederação.
Filipinas - O país teve ao menos duas mulheres na liderança do governo: Gloria Macapagal-Arroyo, eleita em 2001. E entre 1986 e 1992, o país foi governado por Maria Corazón Sumulong Cojuangco Aquino.
Irlanda – O país teve duas presidentes no comando do país. A primeira foi Mary Robinson que ficou no poder entre 1990 e 1997. Em seguida, outra mulher assumiu o poder, Mary McAleese, reeleita em 2004.
E pela primeira vez em 121 anos de república uma mulher foi eleita presidente do Brasil Dilma Vana Rousseff, no dia 31 de Outubro de 2010, e a posse dia 1º de Janeiro de 2011.
Nasceu dia 14 de Dezembro de 1947 em Belo Horizonte filha de Pedro Rousseff Jane Coimbra Silva.

Resoluções da reunião de pais

As reuniões de pais aconteceram em dias diferentes para cada série:
Dia 14/02 (segunda-feira) com o 4º ano B da Professora Marie Hellen, 15/02 (terça-feira) com os 3º anos B e C das Professoras Giselli e Simone; 17/02 (quinta-feira) com os 2º anos das Professoras Daniele e Priscila e as corregentes Marilete e Ana Paula; 18/02 (sexta-feira) 5º ano B com a Professora substituta Veranícia e os 1º anos B e C com as Rosane e Aline e a Professora Terezinha, a Professora Patrícia da Sala Multifuncional acompanhou todas as reuniões, onde explicou sobre a inclusão de crianças portadoras de deficiência em salas de ensino regular, frisou a necessidade de conversar com os filhos a respeito, para que essas crianças sejam tratadas dignamente.
Cada professora falou como vai trabalhar neste ano de 2011, e tirou dúvidas conforme as perguntas dos pais.
Foram discutidas também sobre:
Uso do uniforme escolar
Conversar com as pedagogas
Dia para falar com as professoras
Hora Atividade dos professores

HORA ATIVIDADE - 2011
2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
RMD
3º ANO
4º ANO
2º ANO
1º ANO

Multifuncional
5º ANO

EJA


Lanche
Respeito aos horários de entrada e de saída
Portão
Entrada dos pais
UCAA
Agenda
A agenda escolar é um instrumento de organização e controle das atividades diárias do aluno, é um meio de comunicação entre a família e a escola. É importante os pais verificarem todos os dias a agenda dos filhos.
Este ano, pela primeira vez a ESCOLA EGIPCIANA, adotou uma agenda personalizada para facilitar a utilização pelos alunos e pelos pais.
A agenda já está a venda na secretaria da escola pelo valor de R$ 6,00.